Como fazer cronograma capilar

O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que ajuda a recuperar os cabelos ressecados e sem vida. O tratamento oferece a nutrição, hidratação e a reconstrução para fios 100% saudáveis.

Quem pode fazer cronograma capilar?

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Passo a Passo do Cronograma Capilar

Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo:

Hidratação: é a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado por ela, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.

Nutrição: é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.

Reconstrução Capilar: é a salvadora dos fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

A nutrição capilar também é conhecida como umectação por conservar a umidade natural do cabelo por mais tempo.

Resumindo, todas elas são inseparáveis quando o assunto é ter um cabelo amplamente bem cuidado. Não adianta repor a hidratação se os fios estão fracos e sem a nutrição necessária para conservar a umidade natural, por exemplo.

Agora que você já sabe a importância de cada passo do cronograma capilar, aprenda a segui-lo em casa!

Passo 1: O que meu cabelo precisa (Teste de porosidade)

Antes de montar o seu cronograma capilar é necessário entender a necessidade do seu cabelo. Assim, será possível oferecer os nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Você pode descobrir se seu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução por meio de um teste de porosidade. Para isso, coloque um pouco de água em um recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água. Por fim, é só analisar o resultado.

Se seu cabelo boiar, ele precisa de hidratação.
Se seu cabelo não afundar nem boiar, ele precisa de nutrição.
Se seu cabelo afundar,
ele precisa de reconstrução.

Passo 2: Escolha os produtos corretos para o cronograma capilar

É muito importante selecionar os ativos presentes nos cosméticos para obter todos os efeitos do cronograma capilar.

HIDRATAÇÃO: OIL REFLECTIONS MÁSCARA

Na hidratação, é essencial que a máscara utilizada seja formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Alguns deles: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, etc.

 

 

NUTRIÇÃO: INVIGO NUTRI-ENRICH MÁSCARA

Para a nutrição, prefira as fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9, que protegem o cabelo das agressões diárias com o fechamento das cutículas. Os mais utilizados são os óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva, além das ceramidas, que reforçam o cimento intracelular que selam as cutículas.

 

RECONSTRUÇÃO: WELLA FUSION MÁSCARA RECONSTRUTORA

Na hora de fazer a reconstrução, invista nas máscaras com proteínas e aminoácidos, os elementos que compõem a fibra capilar naturalmente e que devolvem a massa e fortalecem os fios contra a quebra. A proteína mais conhecida e presente no cabelo é a queratina. Use também a sericina, proteínas vegetais, peptídeos e o ácido lático.

 

 

Passo 3: Monte o seu cronograma capilar

Com base no seu teste de porosidade, o que seu cabelo mais precisa? Programe-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa de forma que um complemente o outro. Sempre comece pela hidratação.

O cronograma capilar tradicional estabelece 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução por mês.
Caso seu cabelo precise mais de nutrição que hidratação, por exemplo, você pode aumentar o número de uma e reduzir o da outra.
Com um tratamento completo de cronograma capilar, seu cabelo ficará reconstruído, hidratado e nutrido de uma só vez e com a saúde em dia.

É muito importante fazer uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios.

A única observação é em relação à reconstrução: para cabelos que não estejam tão danificados, uma sessão por mês é o ideal. Caso ele esteja profundamente fragilizado, faça, no máximo, a cada 15 dias. Caso contrário, os fios ficarão muito enrijecidos e correm o mesmo risco que a reconstrução tem o objetivo de combater: a quebra.

Posso pular alguma etapa do cronograma?

Não é porque o seu cabelo respondeu bem a uma etapa que você pode pular as outras!

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades que os cabelos apresentam. Dessa forma, não há para onde correr, se os fios precisam de água é necessário fazer hidratação, se estão opacos e precisam de lipídios, é preciso fazer nutrição, e se estão quebradiços é de uma boa reconstrução que eles precisam.

Em quanto tempo posso fechar o ciclo do cronograma capilar, e quando começam aparecer os efeitos?

De maneira geral, o ciclo do cronograma capilar é fechado dentro de 4 semanas. Os efeitos podem ser sentidos a partir do fechamento do primeiro ciclo de cuidados intercalados, sendo os resultados intensificados com a contínua sequência do tratamento.

Em geral, você pode fazer por até 6 meses, mas tudo vai depender do estado dos fios. Faça o cronograma direitinho por alguns meses, se achar que já pode parar, faça a pausa e observe seu cabelo. Se ele voltar a ficar com menos viço, volte ao cronograma. Se perceber que está saudável, pode parar ou usar os produtos separadamente só para manutenção.

Sobre o autor

Avatar
VB Beauty

Adicionar comentário

Avatar Por VB Beauty

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Mantenha Contato

Siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades!