Coloração ou tonalizante: Qual devo utilizar?

Você sabe qual é a melhor opção entre coloração ou tonalizante? Descubra as diferenças entre elas e transforme a cor e o visual do seu cabelo utilizando o produto ideal.

Transformar o visual dos fios exige planejamento. Em primeiro lugar, é necessário saber o resultado desejado, depois descobrir se os fios resistirão à química e quanto tempo pretende ficar algum tempo com a tonalidade nos fios.

Entender seu cabelo e a cor dos sonhos é o caminho certo para escolher entre tinta permanente ou tonalizante para a mudança de visual.

Qual a diferença entre coloração e tonalizante?

Mesmo que tenham a mesma finalidade, há grandes diferenças na química da tinta permanente e do tonalizante. A coloração permanente é indicada para cobrir 100% dos fios brancos e clarear até 2 tons da cor natural sem a necessidade de descolorir o cabelo.  A coloração, ou tintura, deposita o pigmento da cor desejada no interior dos fios por meio da amônia, um ativo químico que consegue abrir as cutículas para que o oxidante remova os pigmentos naturais e permita a fixação da cor desejada no córtex capilar de forma permanente.

Já os tonalizantes formam uma película ao depositar pigmentos na cutícula do cabelo e, por isso, desbotam mais rápido. Por ter essa ação superficial, os resultados ficam melhores quando as tonalidades aplicadas são parecidas ao tom natural. A coloração da superfície, apesar de agredir menos, cobre apenas 70% dos fios brancos. É por isso que o tempo de retoque entre uma aplicação e outra deve ser menor.

Afinal, qual a melhor opção?

Se você está decidida a mudar de vez a cor, pode se jogar na coloração permanente sem medo, porém aí vai um aviso: ela não pode ser aplicada em cabelos que acabaram de receber outros tipos de químicas, como relaxamento ou progressiva – reações adversas, como até queda, podem ocorrer devido a incompatibilidade. Nesses casos, o ideal é usar tonalizante que, além de realçar e dar brilho, agride menos.

Como cuidar dos cabelos coloridos?

Quem deseja ter uma cor vibrante e protegida do desbotamento ou do amarelamento deve utilizar cosméticos específicos para cabelos coloridos. Isso porque as formulações são especialmente desenvolvidas para o cuidado desse tipo de fio para que o pigmento dure por mais tempo na fibra capilar.

Linha Invigo Color Brilliance da Wella, ideal para cabelos coloridos

Os shampoos para cabelo colorido possuem fórmula mais suave que os demais, o que provoca menos desgaste da fibra capilar durante a lavagem e, consequentemente, maior durabilidade da cor. Os condicionadores, máscaras e ampolas ajudam a fixar o pigmento e manter a intensidade do tom como no primeiro dia em que a coloração foi feita.

O uso diário do leave-in é indispensável para quem muda a cor natural dos fios. Elaborados com filtros UV, ele impede o desbotamento da cor por conta da oxidação do pigmento provocada pela exposição ao sol e demais fontes de radiação ultravioleta, como lâmpadas fluorescentes.

Fonte: Google

 

Sobre o autor

Avatar
VB Beauty

Adicionar comentário

Avatar Por VB Beauty

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Mantenha Contato

Siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades!