10 erros que você comete ao cuidar dos cabelos

Nós sempre queremos nossos cabelos sempre bonitos e saudáveis, mas às vezes erramos no tipo de tratamento para nosso cabelo e acabamos prejudicando a saúde dos fios e detonando o cabelo!

Listamos os 10 principais erros que prejudicam a saúde e a beleza dos seus fios! Saiba quais hábitos evitar para garantir que seus cabelos estejam sempre lindos e saudáveis!

1.  Lavar os fios de maneira incorreta

O erro não está em lavar o cabelo todos os dias mas sim, na maneira como isso é feito. Evite água quente, excessos de produtos. O enxágue mal feito pode aumentar a oleosidade dos fios, causar doenças capilares como a caspa, e torná-los mais opacos.  Evite também torcer o cabelo no banho isso acaba enchendo o seus cabelos de pontas duplas e deixando os fios ressecados.

2. Exagerar no condicionador

O condicionador é uma ótima ferramenta para deixar o cabelo sedoso e hidratado. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados durante a sua aplicação. O produto deve ser usado apenas no comprimento e pontas, evitando a raiz, para que as madeixas não fiquem pesadas. Além disso, não vale exagerar na quantidade: coloque apenas o referente à uma moeda de dez centavos e espalhe bem pelos fios.

3. Passar chapinha no cabelo ensopado

Como já listamos aqui existem diversos erros ao utilizar a chapinha, e um deles é  utilizar o aparelho nos cabelos molhados, você pode queimar seus fios com essa prática.

4. Utilizar o shampoo incorreto para seu cabelo

Na hora de escolher o produto que irá higienizar os fios é necessário levar em consideração suas características naturais, como oleosidade, ressecamento, espessura fina, média ou grossa, entre outras. O ideal é conversar com o hairstylist de sua confiança, que irá indicar as opções ideias de acordo com as necessidades de cada cabelo.

5. Utilizar os mesmos produtos por muito tempo

Com o tempo, as necessidades do seu cabelo podem mudar. Por exemplo, o fio que acabou de passar por um processo químico necessita de produtos hidratantes, mas, após algumas semanas, esse aspecto ressecado irá melhorar e, então, o cabelo começa a precisar de outros nutrientes. Por isso, não use o mesmo shampoo e condicionador por muito tempo, converse sempre com o profissional que cuida de suas madeixas, avalie as necessidades e as melhores opções para supri-las. Veja produtos para cada tipo de cabelo.

6. Prender o cabelo todos os dias

Evite prender o cabelo todos os dias, devido ao atrito do fio com elásticos eles acabam causando a quebra do cabelo. Se o seu cabelo estiver molhado a situação é ainda pior, pois o cabelo molhado provoca surgimento de caspas e fungos. O ideal é prender os fios somente quando necessário, como na academia para que o impacto não seja tão grande.

7. Não cortar o cabelo periodicamente

Não importa se o seu cabelo é longo, médio ou curto, cortar as pontas é sempre essencial para que os fios sejam renovados e ganhem força, o que estimula seu crescimento. Especialistas indicam que a remoção das pontas duplas seja feita a cada três meses.

8. Exagerar nos tratamentos químicos

Processos químicos como coloração, alisamento e outros, agridem os fios podendo deixá-los fracos, quebradiços e sem vida. Não é necessário abrir mão desses tratamentos, o ideal, é que haja um espaçamento entre cada um, de modo que os fios não fiquem sobrecarregados.

Além disso, cabelos danificados por processos químicos necessitam de cuidados e produtos específicos. A linha Fusion da Wella foi desenvolvida especialmente para tratar de cabelos danificados.

9. Escovar os cabelos molhados

Não escove os cabelos logo depois de lavá-los. As mechas úmidas devem secar um pouco, e ser separadas cuidadosamente com os dedos. Depois, você pode usar uma escova de cabelo com dentes escassos. Comece a escovar os cabelos pelas pontas, subindo pouco a pouco até as raízes.

10. Esfregar o cabelo na toalha

Além dos outros pontos já citados, também é preciso tomar cuidado na hora de secar os fios. Afinal, o hábito de esfregá-los na toalha pode causar danos, devido ao atrito criado. Para evitar problemas como a quebra e o aumento de frizz, retire o excesso de água das madeixas apenas apertando o cabelo contra o tecido, de forma delicada.

Seguindo as dicas acima, você garante que seu cabelo vai estar sempre bem cuidado e saudável. Tem alguma dúvida/comentário? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! 👇

 

Sobre o autor

Avatar
VB Beauty

Adicionar comentário

Avatar Por VB Beauty

Posts recentes

Comentários

Arquivos

Categorias

Mantenha Contato

Siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades!